Oi Amores!! Hoje tem post diferente. A Ellen me pediu para falar sobre os Malefícios do Corticoide.

Não é um assunto muito agradável falar só sobre a parte ruim de um medicamento, mas as informações são importantes para muitas pessoas que fazem uso continuo de corticoide.

Os corticoides em geral, são utilizados para casos de inflamações e processos imunes, o que as torna indicados para um grande número de doenças. Assim, seja uma doença de origem inflamatória, alérgica ou autoimune, para todas elas estes medicamentos são úteis. E também são ainda utilizados em transplantes de órgãos para evitar rejeição.

O uso de corticoides a curto prazo é muito eficiente e não causa malefícios a saúde, o problema é para quem faz uso prolongado ou contínuo. Aí entram os Malefícios do Corticoide ou efeitos colaterais.

No vídeo falo em resumo sobre esses Malefícios do Corticoide:
Pra quem prefere ler, fiz um resumão pra vocês:

1 – Efeitos secundários metabólicos dos corticoides

Diabetes Mellitus, aumento do colesterol, gordura localizada, degradar proteínas, diminui a síntese de colágeno.

2 – Efeitos secundários cardiovasculares dos corticoides

Elevação da hipertensão, infartos de miocárdio, insuficiência cardíaca, AVC.

3 – Efeitos secundários no sistema nervoso central

Depressão, insonia, irritabilidade, psicose, alteração de memória.

4 – Efeitos secundários imunológicos dos corticoides

Infeções (devido ao seu carácter imunossupressivo), inibição da febre (o que pode dificultar a perceção do indivíduo de quem tem uma inflamação a decorrer no organismo), infeções vacinais (o uso de corticoides podem impedir a formação de anticorpos, reduzindo significativamente a eficácia da vacina). Vírus vivo causa infecção.

5 – Efeitos secundários na pele

Equimose, púrpuras (pequenas hemorragias que aparecem debaixo da pele), estrias de cor roxa, celulite, flacidez, calvície, alterações na pigmentação do cabelo e cabelos brancos resistentes, acne, rosácea, crescimento de pelos nas mulheres; fácies em lua (desenvolvimento de uma aparência caracterizada pelo arredondamento da cara), acumulação de gordura nas costas (corcova de búfalo) e na zona do pescoço, distribuição irregular da gordura no corpo (abdomem). Famoso efeito cushingoide.

6 – Efeitos colaterais nos olhos

Glaucomas, cataratas.

7 – Efeitos colaterais músculo-esqueléticos

Necrose óssea, miopatias (lesões musculares), perda de massa muscular, distúrbios de crescimento (nas crianças), osteoporose, fraturas ósseas.

8 – Efeitos secundários dos corticoides inalatórios

Candidíase oral, rouquidão.

9 – Outros efeitos secundários

Diminuição do apetite sexual, alterações menstruais, esteatose hepática ou gordura no fígado, gastrite, infertilidade, pancreatite, retenção de líquidos, úlcera péptica, interferência no funcionamento das pílulas anticoncepcionais hormonais.

O corticoide engorda sim, ele aumenta o apetite e a vontade de comer doces, além de causar acúmulo de gordura e inchaço.

 

Bom Meus Amores, eu espero que tenha sido bem informativa e tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre os Malefícios do Corticoide, mas qualquer coisa estou a disposição para mais esclarecimentos.

Deixe seu comentário.

 

Beijão,

Tânia

Malefícios do Corticoide

Deixe uma resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: