Oi, gente!

O bate papo de hoje é mais sério e bem importante.

Vou dividir com vocês a minha luta contra o cigarro e como parei de fumar!!!

Experimentei o cigarro pela primeira vez quando eu tinha apenas 14 anos, com uma amiga, uma brincadeira que achei que não daria em nada.

Cresci vendo meus pais fumarem, nos anos 80 e 90 tinha até propaganda de cigarro na TV, vendia uma caixinha com chocolates em formato de cigarro, era um incentivo. Eu não via a hora de crescer e poder fumar, era um símbolo de que estava ficando adulta e que seria dona do meu nariz.

campanha malboro
As famosas propagandas do cigarro Malboro que transmitia uma imagem de liberdade.
cigarrinhos ao leite
A gente comprava no bar da esquina e ficava se achando o máximo fumando os cigarros de chocolate.

Comecei realmente a comprar cigarros a partir dos 16 anos, por achar que era descolada, por autoafirmação e de lá pra cá tentei parar duas vezes e estou na minha terceira vez.

  • Primeira Vez
    Parei a primeira vez  com 22 anos em 2002 , porque queria impressionar um namorado, ele foi passar férias na casa dos pais e quando voltou, 30 dias depois, eu tinha parado de fumar. Fiquei sem fumar por quase 2 anos e meio e voltei quando o namoro terminou..rrsrsrs.
  • Segunda Vez
    Em 2009 fiz a cirurgia do meu nariz, desvio de septo e adenoide, era uma cirurgia que eu queria muito fazer, como era importante não fumar no processo de cicatrização, decidi parar alguns dias antes da cirurgia. Fiquei sem fumar por mais um ano e meio. Voltei porque estava estressada com coisas da vida…
  • Terceira Vez
    No ano passado, decidi que pararia de fumar novamente, na verdade mesmo fumando por tantos anos e tendo muito prazer nisso, sempre tive em meu pensamento de que em algum momento pararia de verdade e não voltaria mais a fumar. Queria cuidar melhor da minha saúde e não queria ser responsável por ter uma doença grave no futuro por minha própria culpa.
    No dia 01/02/2015 foi o último dia que fumei até agora e pretendo continuar assim.

Como parei de fumar:

  1. Tomar a decisão por você mesmo é a principal alavanca para conseguir parar. Não adianta parar porque alguém pediu ou por alguma situação da vida. Tem que ser por você mesmo, porque você quer e ter certeza disso.
  2. Se ajudar faça uma lista com o que o cigarro trás de bom e o que será melhor sem ele. Geralmente a única coisa boa que ele trás é o prazer que dura só alguns minutos e logo passa, enquanto que sua vida sem ele melhorará em vários aspectos como paladar, olfato, saúde e o dinheiro que irá sobrar no fim do mês.
  3. Você tem que ser muito forte e decidido de verdade!!! Isso sempre foi primordial para que eu conseguisse parar. Alguns amigos diziam que eu era viciada em parar e não em fumar…kkk. Porque sempre que eu decidia parar era de um dia para o outro sem dar mais nenhum trago.
  4. Por incrível que pareça, das três vezes que parei, nunca evitei nada que me lembrasse do cigarro como tomar café, estar perto de pessoas que fumam, a única coisa que evitei no início foi tomar bebida alcoólica, isso sim me dava vontade de fumar. Mas se é difícil para você evite tudo que te remeta ao cigarro, todos os hábitos que tinha quando fumava.
  5. Bebi muita água durante o processo mais complicado, a água me ajudou quando vinha aquela vontade doida de fumar. Ter alguma coisa para beliscar também ajuda. Uma bolacha, um chocolate, uma bala, qualquer coisa é melhor que cair na tentação. Tente substituir por outra coisa a vontade de fumar.
  6. Faça atividade física. Isso me ajudou muito, a atividade física ajuda o corpo a se recuperar mais rapidamente e te deixa feliz…rsrs. Até porquê a gente acaba engordando um pouco, pelo menos para mim é assim, o cigarro tirava meu apetite e sem ele eu como melhor.
  7. Mantenha seu foco. Não deixe que ninguém influencie você, mantenha o seu foco e determinação e quando der aquela vontade respire fundo e conte até 10, parece bobeira, mas ajuda bastante.
  8. Você é mais forte que o seu vício! Eu tinha e tenho isso sempre em minha mente, eu sou mais forte que o meu vício.

Sei que muitas pessoas tentam parar de fumar todos os dias e a maioria não consegue vencer o vício porque deixa ele ser maior que si mesmo. Não deixe isso acontecer, seja você o mais forte. Você consegue!!!

Para cada pessoa o processo para parar de fumar é diferente, muitos se rendem a ansiedade, ao stress, mas o cigarro é somente um escape momentâneo, ele alivia a tensão, não vou negar isso, mas ele não é a solução.

Resumindo: 

  • Tome a decisão por você
  • Tenha força de vontade
  • Mantenha o seu foco
  • Busque distrações para te ajudar
  • Respire e conte até 10
  • Faça uma atividade física
  • Seja forte

Espero ter ajudado alguém, sei como é difícil se livrar deste vício, parei de um dia pro outro, comigo é sempre assim quando decido parar, não diminuo, eu paro de fumar por completo.
Estou indo para 1 ano e meio sem fumar e foi a tentativa mais fácil porque a decisão foi por mim, pela minha saúde.

Pense nisso!!! Pense em você, na sua sáude!

Se precisar de mim, alguma dúvida, qualquer coisa, deixe nos comentários, ficarei muito feliz em ajudar.

Bjo grande!

cris

 

 

 

 

by Cris

Bate papo: Como parei de fumar

4 ideias sobre “Bate papo: Como parei de fumar

  • 27 de julho de 2016 em 12:04
    Permalink

    Cris parabéns!!!! Tenho um relacionamento a 5 anos e vejo meu companheiro só nos fins de semana e ele tbm tem esse vício, que dica vc poderia me dar para eu ajudar ele? Contando que perto de mim ele não fuma.
    Bjo

    Resposta
    • 27 de julho de 2016 em 13:20
      Permalink

      Oi, Laís! Só dele não fumar perto de você já é um ótimo sinal e que talvez ele seja mais forte do que pensa para parar. É difícil para um fumante ficar sem fumar mesmo sendo em pequenos períodos de tempo, se ele consegue ficar bastante tempo sem fumar quando está com você, com certeza ele consegue ter forças para parar de uma vez se ele assim desejar.
      Acho que o mais difícil é tomar a decisão e seguir com ela, ele já falou que quer realmente parar de fumar? Essa vontade tem que vir dele porque aí sim ele irá conseguir. Converse com ele, incentive se essa for a vontade dele. Espero que ajude um pouco a tentar ajudá-lo a superar esse vício que é tão difícil de largar. Bjão! Vamos nos falando, se eu puder ajudar com mais alguma coisa ficarei muito feliz!

      Resposta
      • 27 de julho de 2016 em 21:43
        Permalink

        Dentro dos nossos planos ele disse que parar de fumar era prioridade mas nunca vi força de vontade nele, eu incentivo, falo, os amigos falam mas ele nunca toma a iniciativa, dentro do tempo que estou com ele nunca houve tentativas, as vezes acho que ele fala isso pra eu parar de pegar no pé dele ou algo do tipo rsrs….

        Resposta
        • 28 de julho de 2016 em 09:38
          Permalink

          Isso que é complicado porque ele só vai conseguir parar quando partir dele mesmo. A gente faz a nossa parte, né! Incentiva, fala, conversa, quando ele se decidir irá conseguir. Bjão!

          Resposta

Deixe uma resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: